Imagem de Capa do Post

Uma dúvida que tanto os noivos quanto alguns profissionais da área levam consigo é sobre quais são as funções de uma assessora de casamento. Isso porque nós vemos alguns profissionais que se entitulam cerimoniais, outros anunciam serviço de consultoria, assessoria de casamento e muitas vezes todos eles acabam executando o mesmo papel durante os casamentos.

Porém, há diferenças no que se refere à função de cada uma das profissões. A maioria das pessoas realmente acumula funções relacionadas à organização de eventos de forma profissional, e acaba por “escolher” um título, mas neste artigo vamos falar sobre:

  • Quais as diferenças entre consultora, cerimonialista e assessora de casamento;
  • Quais são as funções do profissional em assessoria de casamento, em detalhes;
  • Discutir se vale a pena contratar uma assessoria, e;
  • Como escolher a assessoria para casamento.

Espero que seja uma leitura útil e que, ao final dela, você saiba o que esse profissional pode te entregar e como escolher o mais qualificado para o seu casamento.

Diferenças: Assessora, consultora e cerimonialista

O que difere esses três tipos de serviços para casamento é, principalmente:

  1. a fase do evento em que o serviço é prestado, e;
  2. o que é feito pelo profissional, de fato.

Enquanto o serviço da consultora e da assessora de casamento são executados antes do evento, o cerimonialista foca seu trabalho próximo aos dias do evento, chegando a iniciar as principais reuniões e preparativos cerca de 1 mês antes do casamento. Outras diferenças estão na função deles e como realmente colaboram para o evento:

  • Consultoria de casamento: como o nome diz, é um serviço em que os noivos consultam o profissional, que por sua vez tira as dúvidas sobre o que deve ser feito, gerenciam os custos de forma clara e indicam bons fornecedores e ajudam a melhorar o planejamento do casamento.
  • Assessoria de casamento: é o braço direito para planejar e acompanhar os noivos durante todo o período pré-evento. Mais do que tudo, a assessora de casamento entende tanto os noivos quanto o sonho deles, e a partir daí aconselha o casal sobre prazos e tarefas à serem realizadas, inspira-os com boas opiniões, auxilia no controle dos custos do evento e leva as melhores informações.
  • Cerimonial de casamento: organiza o que deve ser feito no dia do casamento, para que tudo saia conforme o roteiro planejado. Esse profissional tem a função de supervisionar os fornecedores e fazer com que tudo esteja em equilíbrio, tanto com relação ao cronograma, quanto aos convidados e tudo que puder interferir na cerimônia programada pelos noivos.

Agora que já ficou mais claro o papel das empresas de assessoria de casamento, surge a dúvida: saber se contratar alguém com essas funções tem um custo-benefício interessante.

Como trabalham as empresas de assessoria de casamento

Bom, no parágrafo anterior explicamos algumas diferenças, resumimos o que é o serviço de assessoria de eventos, mostrando que trata-se de um acompanhamento completo durante o período de organização do casamento, diferente do papel do cerimonialista. Mas algo que o pessoal sempre pergunta é como é o trabalho, no dia-a-dia da assessora, até que o evento seja realizado.

Eu dividi as responsabilidades da assessoria para casamento em três partes principais: a ideação (ou *briefing*), o planejamento e o acompanhamento, que nada mais é do que controlar custos, pagamentos e o andamento do cronograma.

Briefing

Uma parte importante do trabalho de assessoria de casamento é a empatia. O bom assessor deve compreender profundamente os noivos, sua história e tudo que envolve aquele casamento. Assim, ele consegue “visualizar” o sonho do casal e usar seu know-how para ajudar a criar algo que vá de encontro ao que os noivos esperam. Esse processo de “visualização” pode ser traduzido em palavras e dar forma ao briefing (um resumo) do evento.

Planejamento

Definido o que será o casamento, outra função da assessoria é auxiliar a planejar como aquele sonho será alcançado. Isso requer trabalho duro, uma série de contas e muita organização, visando usar todo o tempo e orçamento disponíveis para o evento de uma forma o mais inteligente possível.

Inspiração e Alerta

Depois do planejamento, é hora da execução: ir atrás dos fornecedores, marcar reuniões, pedir orçamentos, fechar contratos e efetuar pagamentos. São vários fornecedores e datas limites envolvidas. Nesse momento, o serviço de assessoria de casamentos atende os noivos dando informações úteis e de bom gosto, lembrando-os de datas importantes e até ajudando na prática: comparecendo à reuniões e representando o casal junto aos fornecedores.

Vale a pena contratar uma assessoria de casamento?

Eu sei que a grana está curta e que você já está gastando horrores com o buffet, o local do casamento, e em várias “coisitas mas” e quer cortar custos. Porém, considero o preço do serviço de assessoria de casamento um investimento necessário… E explico porque acho isso.

Já teve outras experiências com os fornecedores

Além de receber um caminho definido à seguir, já validado por casais antes de você, com o serviço de um profissional os noivos evitam a chance de “má-sorte”, ao contratar apenas fornecedores confiáveis.

Conhece os atalhos

Outro ponto interessante é que os noivos podem economizar dinheiro, contratando fornecedores que sejam parceiros dos assessores e ofereçam algum tipo de promoção, por exemplo. O serviço prestado pelo assessor é bastante completo e poupa um tempo precioso do casal, que de outra forma teria que pesquisar tudo por eles próprios.

Como escolher uma assessora de casamento

Acha que realmente é uma boa contratar o serviço de assessoria para casamento? Legal, agora é hora de encontrar esse profissional que deve ser como um “anjo” para a organização do seu casamento, mas que se mal escolhido pode acabar de outra forma… Eu elenquei algumas dicas para a escolha da assessora para casamento:

  • *Olho no olho*: Os noivos devem se sentirem confiantes e à vontade com o assessor pois o casamento é um evento muito íntimo e pessoal. Creio que ele(a) seja o(a) profissional que mais se aproxima do casal e considero muito importante que essa ligação exista.

  • Orçamento: Ninguém deve fazer loucuras, nem mesmo por aquela assessora perfeita, super antenada e que conhece todos os fornecedores de ponta da cidade. Respeite o seu orçamento e, como se aconselha, não faça loucuras.

  • Perfil: Na assessoria de casamento, os noivos recebem tanto informações mais “organizacionais” sobre o evento, quanto dicas de fornecedores, fotos de outros casamentos e inspirações para a festa. Por isso, também considero importante que o gosto e perfil do profissional também combinem com o do casal (ou pelo menos da noiva, vai!).

  • Experiência: Quanto maior a experiência do profissional de assessoria para casamento, serão mais eventos e fornecedores com quem ele trabalhou e mais problemas que ele já sabe como evitar, ou contornar. Isso é muito importante tanto no planejamento, quanto no período mais próximo ao evento.

Levando em consideração essas características, creio que sua escolha será bem feita e você poderá aproveitar bastante o conhecimento do seu novo assessor para te ajudar a montar o casamento perfeito.

Conclusão

Gente, também peço que valorizem os profissionais de assessoria de casamentos por serem peças-chave para a organização desses eventos: são as pessoas que conectam os fornecedores aos noivos de forma muito pessoal e, ainda sim, profissional e competente. Espero que o artigo tenha ajudado a conhecer melhor essa profissão.

Eu sou o Tainan da mobilize. Até mais!