A Eva dá várias dicas sobre a Contratação de Foto e Vídeo para Casamentos e de como o formato dos álbuns e vídeos foram mudando nos últimos anos.

Estou aqui hoje para dar dicas para vocês, noivos e noivas, de como fazer a contratação de fotos e vídeos para o seu casamento.

Primeira Dica: Identificação com a Pessoa

Você precisa se identificar com o perfil do fotógrafo ou da fotógrafa. Por que isso é importante? Porque tanto no dia, quanto no pré-ensaio, vocês noivos, vão precisar ficar à vontade com esse profissional. Acontece que a fotografia demanda naturalidade, ela exige que você viva aquele momento. E o fotógrafo vai estar lá, junto com vocês. Por isso que é preciso encontrar um profissional com quem vocês se identifiquem plenamente.

Segundo Ponto: Identificação com o Perfil de Trabalho

Precisa, é óbvio, se identificar com o trabalho desse profissional. Existem fotógrafos com variados estilos e perfis. Particularmente gosto muito daquele fotógrafo que trabalha com fotos espontâneas. Ele vai ficar com vocês durante o evento e as fotos vão contar a história do que aconteceu. Elas vão ser a expressão descritiva daquilo que foi vivido.

Existem fotógrafos que trabalham mais com fotos pousadas, fotos montadas, ou seja: eles posicionam vocês, pedem para fazerem alguma coisa, um movimento para poderem chegar naquele resultado.

E é claro que existe um perfil de fotógrafo, que tem um equilíbrio para tudo isso. Ele vai fazer as fotos pousadas, protocolares, àquelas que realmente são importantes para guardar de recordação. Aquela foto que a mãe ou a vó vai colocar no porta retrato, vai mandar revelar. E tem as fotos espontâneas que realmente vão trazer esse sentimento, essa alegria de tudo que foi vivido no dia de vocês.

Outra Coisa Super Importante Na Hora de Definir o Profissional

Analisar o trabalho dele. Olhar os álbuns, verificar a diagramação. Vocês vão perguntar: Nossa..., mas o que é isso? Na verdade, nada mais é do que a arte que eles aplicam no trabalho para resultar na beleza do seu álbum. Então a montagem, as fotografias, a edição, o fundo, a capa, enfim, tem todo esse contexto em relação ao álbum.

Vocês precisam ficar atentos na maneira de como esse profissional trabalha, como faz a diagramação, como faz a montagem das fotografias. Afinal, você precisa olhar para o seu álbum e se apaixonar por ele! E dizer: “Nossa...! Que maravilhoso!” Então, é algo que também precisa ser visto.

Truques para Escolher as Fotos

Depois que você já se casou, quando for escolher as fotos do seu casamento, é muito importante você não exagerar na quantidade de fotografias. A gente sabe que é muito difícil escolher, entre tantas! Na verdade, precisaríamos de uns três álbuns para colocar todas as fotos que a gente gostou. Concorda?

Mas, acontece que se você escolher muitas fotos, além daquelas que o fotógrafo orientou, o seu álbum acaba ficando super poluído, parecendo uma revista em quadrinhos. E não é esse resultado que a gente quer!

De maneira que podemos usar alguns truques. Por exemplo: Ao invés de pegar uma foto com cada casal de padrinhos, compensa, de repente, apanhar uma em que todos aparecem juntos! E faz aquela lâmina, que fica super bonita, pegando por inteiro a fotografia, aparecendo lá todos os padrinhos. Isso deixa o álbum muito mais polido, bonito, sofisticado.

Por tanto sugiro que tenha cuidado sobre a quantidade de fotos. Peça instrução ao seu fotógrafo, com certeza ele vai conseguir te ajudar a fazer as melhores escolhas. Depois da montagem vocês serão chamados para aprovar ou não.

Estas foram as dicas para escolher as fotos e o profissional que vai estar com você, que vai fazer esse trabalho no seu grande dia.

E o Filme? Como Fazer Para Escolher o Profissional de Vídeo Que Mais Vai Identificar-se Com Você?

Assim como na fotografia existem fotógrafos com perfis variados, da mesma forma acontece em relação aos filmmakers. Tem profissional que faz um vídeo com um perfil mais romântico, usa músicas de fundo mais românticas, um pouco mais lentas. Usam também, cenas mais lentas, que passam a emoção do momento. Então cria-se todo um romantismo, produz um clipe que explora essa parte do sentimento.

Por outro lado, existem filmmakers que tem uma linha mais moderna, que faz algo mais divertido, mais badalado, usa músicas mais animadas. Por isso você deve saber com qual perfil se identifica mais, para poder realizar a contratação de forma correta.

Também é importante saber de quantos filmmakers você vai precisar. Uma câmera, duas ou mais? Troque ideia com o profissional. Saber o que precisa dele também é muito importante na hora de fazer a contratação.

O Que Eu Recomendo

Num evento com mais de 300 convidados é interessante ter três câmeras. Vai ter muita coisa acontecendo e precisa realmente, de mais profissionais para que você tenha mais conteúdo, para que você não perca nada do seu grande dia. Contudo, dois filmmakers é uma quantidade bacana quando se tratar de um casamento, com aproximadamente 250, máximo de 300 convidados. Um filmmaker, neste caso, seria praticamente inviável. A não ser que fosse um mini-wedding, ou um elopement wedding, neste caso um filmmaker seria suficiente. Caso contrário, 2 ou 3.

Existem vários outros serviços que você pode contratar fora o dia do evento. Exemplo, o Same Day, que é um serviço em que eles já montam um vídeo do que aconteceu desde o começo, tanto na parte da cerimônia como no começo da festa. Eles soltam o vídeo na própria festa. Do meio para o final eles já têm esse vídeo e podem passar, caso você tenha um painel de LED contratado. É um resumo de tudo que aconteceu até então. É muito legal e emocionante porque os convidados se vêm nesse vídeo.

Existem também os Short-Movies (vídeos pequenos). São diversos os serviços, que variam de profissional para profissional. O importante é você saber que não precisa mais ter a cerimônia e a festa na íntegra. Os profissionais trabalham com vídeos menores hoje em dia. Basta você entender o que eles podem oferecer e escolher a melhor opção ou a que melhor lhe agrade.

Espero ter ajudado. Se tiverem alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários. A gente vai responder. Obrigado!