A Bruna explica que os itens de papelaria vão muito além dos convites de casamento e comenta sobre a identidade visual do evento!

Olá, tudo bem?

Chegou o momento da organização do seu casamento em que você precisa pensar nos itens de papelaria. Com certeza, quando a gente fala sobre papelaria, a primeira coisa que vem à sua cabeça, são os convites do casamento, certo?

Mas é bom aproveitar esse momento, não para pensar apenas nos convites do casamento, mas também, em todos os outros itens de papelaria que contemplam o seu casamento... Que podem ter no seu casamento.

Falo porque, para os fornecedores que trabalham com papelaria, quanto mais itens você colocar na hora da negociação, melhor é o preço que vai conseguir!

Então adicione não só os convites, mas também os menus do seu casamento, os convites para pais, padrinhos e madrinhas, pois na hora de fechar o negócio com seu fornecedor, o valor vai ficar bem menor.

Então vou te passar uma listinha de tudo que pode ter no seu casamento, que envolva essa parte de papelaria.

Vamos lá.

Primeiro item que a gente tem que pensar são os convites para os padrinhos e madrinhas e, claro, você também pode fazer um convite especial para seus pais.

Quando a gente fala sobre convites de padrinhos e madrinhas, já é bom ir pensando naqueles convites que vêm numa caixinha em que os padrinhos ganham alguns presentinhos que estão lá dentro e tudo isso pode ser personalizado por vocês.

Sobre o item convites, precisamos ter em mente que a entrega dos convites de pais, padrinhos e madrinhas, são mais antecipados. Geralmente seis meses antes de o casamento acontecer, enquanto que os convites normais a gente entrega faltando três meses para o casamento. Então já é bom ir pensando nessas caixinhas de convites para pais, padrinhos e madrinhas.

O segundo item que podemos pensar são os convites para os convidados normais. Então já comece a pensar qual é o estilo que você quer para o seu casamento. Com certeza já ouviram falar sobre “Identidade Visual do Casamento” Essa identidade vai fazer parte de tudo. Tanto nos itens de papelaria, quanto na sua decoração.

Então vamos pensando em coisas, em detalhes que podem ter no seu convite, que lembre sua identidade visual.

Exemplo:

Se você vai casar e seu casamento for um casamento mais rústico, você pode utilizar em seus convites, o papel Kraft, um papel que lembra esse estilo mais rústico.

Agora, se o seu casamento for um estilo super clássico, você já tem que pensar num convite maior, usar um papel que traga a ideia de um casamento clássico.

Dica extra:

É bom começarem a pesquisar no Pinterest, entrar em Instagram de fornecedores de papelaria que vocês gostem e comecem a salvar fotos desses convites que acham legal e que super combinam com o casamento de vocês.

Ah..., informação importante sobre a quantidade de convites.

Eu sempre indico aos meus noivos, fecharem 70% da lista de convidados inteira que eles tenham. Mas é sempre bom contratar um pouco de convites a mais, para o caso de uma necessidade de última hora. Vai que entra colega novo no seu trabalho ou seus pais pedem para convidar alguém... Pode ser que aconteça. Melhor não passar um perrengue!

Próximo item são os menus do casamento.

É muito legal colocar um menu na mesa onde o convidado vai ficar. Esses menus somente serão criados depois que for feita a última degustação com seu fornecedor de gastronomia e baterem o martelo sobre tudo que haverá de alimentação no casamento de vocês.

Acho interessante ter menu em cada mesa. Inclusive acho que é bom ter dois menus por mesa. Eu não acho legal aquele convite individual em cima de cada prato. Mas claro, o gosto é de vocês, o estilo é de vocês. Se vocês gostam desse estilo de menu não tem problema.

Outro item que é bom vocês pensarem são as tags de “Reservado”. Pensem, por exemplo, se na cerimônia querem reservar lugar para a avozinha, o avozinho nas primeiras fileiras, para que eles tenham uma visão privilegiada da cerimônia.

Então, para que não aconteça dos convidados, ao chegarem, comecem a sentar no lugar que seria reservado para eles, contrate umas plaquinhas de “Reservado”, que tenham a mesma identidade visual de todos os demais itens de papelaria do seu casamento.

Coloque as plaquinhas sobre o lugar, peça ao pessoal de sua equipe de assessoria que coloque sobre os banquinhos, coloque nas cadeiras que estarão reservadas e você não terá problema nenhum com isso.

Outro item, que às vezes passa despercebido por alguns noivos, mas que acho de extrema importância, são tags para doces. Tags para doces não precisam ser nada grande, nada exorbitante; podem ser tags pequenas, com o nome do doce e o que tem neles.

Sabe por que ela é tão importante assim? Porque evita desperdícios.

Vamos pensar numa situação? Fui convidada para o seu casamento e vocês contrataram um doce que tem uva. E vamos pensar que eu não gosto de uva. Vejo aquela mesa belíssima, doces lindos, maravilhosos. Um doce me chama a atenção, pego e vou comer. Na primeira mordida descubro que é de uva! Ora... Vou acabar descartando aquele doce!

Então, para evitar o desperdício, contrate essas tags de doces, com o nome do doce, informando o que tem nele. Digamos: “Brigadeiro de Uva”, como não gosto de uva, não vou comer o brigadeiro.

Não sei se já ouviram falar em mapeamento de mesas ou setorização de mesas. É quando vocês noivos decidem em quais mesas ou quais setores cada convidado vai se sentar.

Se vocês são este tipo de noivos que querem fazer este controle na organização, lembrem-se que vão precisar de uma tag de mesa com número ou nome da mesa. E, neste caso, vão precisar também de mini-tags com número ou nome daquela mesa.

Por que as mini-tags?

Porque, ao fazer a recepção dos convidados, o organizador terá uma relação com o nome e sobrenome do convidado. Numa coluna do lado terá o número ou nome da mesa que ele vai se sentar.

Digamos:

O convidado Sr.João vai se sentar à mesa 5. Ao fazer a recepção do Sr João, a mini-tag nº5 será entregue a ele. Pronto! Ele já sabe em qual mesa vai se sentar.

Ao chegarem ao coquetel, os convidados querem conversar um pouco para interagir com as pessoas, não estão pensando em mesas! Podem se esquecer em que mesa vão se sentar. Daí vão formar uma fila enorme só para perguntar à recepcionista:

Qual é mesmo a minha mesa?

Por isso a importância da mini-tag. Contrate as mini-tags e resolva todos estes problemas.

Com o pessoal de papelaria você pode também contratar “kit toilette” para banheiro feminino, para banheiro masculino. Podem contratar lágrimas de alegria... E mais outras centenas de coisas! Vai depender muito do casamento de vocês!

Se vocês vão se casar numa praia ou numa fazenda e transformaram o dia de vocês num final de semana, significa que os convidados, ao chegar a sexta-feira, vão pensar numa programação para o final de semana! O casamento será no sábado e ainda terá mais um dia. É legal transformar tudo num programa!

Faça com que os convidados recebam um programinha do seu casamento. Digamos:

Sexta-feira às 8 da noite, todos se encontram em determinado lugar para um jantarzinho de “Bem vindos!”

Sábado, um café da manhã, depois o horário da cerimônia, com a finalização em tal hora.

O domingo, começa com um “brandy” porque todo mundo acorda mais tarde.

Tudo é um exemplo, mas é legal ter este programinha. Significa pensar com carinho em seus convidados. Eles vão amar, ter um programa para o seu casamento. Um final de semana para o seu casamento.

Alguns noivos também fazem um cartão de agradecimento. Se quiser agradecer algum convidado que esteja em um hotel, ou pelo presente que recebeu, o pessoal de papelaria pode personalizar isso para você e deixar tudo dentro da identidade visual do casamento de vocês.

Um outro item que já fiz e faço para alguns casais, se refere a noivo, noiva, ou convidados estrangeiros. Uma forma de demonstrar respeito por eles é preparar um programinha escrito em português e inglês, ou português e espanhol, conforme o caso, para que todos entendam o que está acontecendo. Isto mostra uma sensibilidade, um carinho e um respeito muito grande por eles.

Espero que tenham curtido este conteúdo. Se tiverem qualquer dúvida deixem aqui nos comentários que a gente vai ler e responder a vocês. Obrigado!